01_TVMill_A Nossa - TV

Saúde de União da Vitória inicia monitoramento com pacientes Pós-Covid

Por Redação TV Mill em 14/10/2021 às 17:19:11

A Secretaria de Saúde de União da Vitória inicia nesta semana o monitoramento e pesquisa com os pacientes que tiveram Covid-19. As informações vão ajudar a Secretaria a entender melhor os dados da doença no município e também monitorar o caso Síndrome Pós-Covid e efeitos adversos que o paciente possa vir a ter depois do coronavírus.

Estão sendo enviados através do aplicativo de mensagens Whatsapp um formulário, onde o paciente deve responder algumas perguntas como há quanto tempo ele teve a Covid-19, se ele possui comorbidades e se apresentou ou apresenta algum sintoma depois de ter tido a doença. Junto com o formulário está sendo enviada uma sugestão de rotina pós-covid, que incluem orientações para quem está se recuperando da doença.

O monitoramento passou por uma fase de teste na última semana, e a partir de agora inicia o seu funcionamento efetivo, todas as mais de 7 mil pessoas que foram positivadas pela doença no município serão procuradas para participar do monitoramento. Para aquelas que não possuem acesso ao aplicativo de mensagem o contato será feito por telefone.

O contato está sendo feito exclusivamente pelo número (42) 8403-5817 e na mensagem está sendo feita a identificação como Secretaria da Saúde e todas as informações são sigilosas, sendo utilizadas apenas para fazer o monitoramento e levantamento dos dados relativos à doença.

"É muito importante que as pessoas que recebam o formulário pelo Whatsapp façam o preenchimento, para que possamos entender o perfil da doença, e também fazer o monitoramento dos pacientes que venham a ter problemas de saúde causados pela Covid-19", afirmou o secretário da saúde, Fernando Ferencz.

Os profissionais das Unidades de Saúde receberam capacitação para fazer o atendimento de pacientes pós-covid, e as pessoas que apresentam sintomas após a recuperação da doença devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência, para receber o atendimento e encaminhamento de acordo com a sua necessidade, explicou o secretário.

Comunicar erro
02

Comentários

03