01_TVMill_A Nossa - TV

Uso de Máscara volta a ser recomendado em Santa Catarina e no Paraná

Uso de máscaras ajuda na prevenção de síndromes respiratórias

Por Redação TV Mill em 24/05/2022 às 09:15:27

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) reforçam a recomendação da utilização de máscaras em ambientes fechados e situações de risco, embora o uso não seja obrigatório, e alerta para a importância da continuidade da vacinação, principalmente com o aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como Covid-19 e Influenza.

"Observamos um aumento no número de casos de síndromes gripais e, embora esse crescimento já fosse esperado pela queda na temperatura e a proximidade do inverno, é preciso manter os cuidados básicos, como a utilização de máscaras em determinadas ocasiões e, principalmente, a vacinação contra essas doenças. A vacinação tem evitado o agravamento da Covid-19 e da gripe", disse o secretário de Estado da Saúde do Paraná, César Neves.

A não obrigatoriedade do uso de máscaras passou a valer há aproximadamente dois meses em ambos os estados, mas sege a recomendação de uso como em situações com aglomerações de pessoas, acesso e atendimento em unidades de saúde e por pessoas elencadas como grupos de risco.

"A não obrigatoriedade do uso não significa que a máscara passou a ser inutilizável. Desde o início a Sesa tem recomendado o uso em situações excepcionais e por mais de um ano a população pode comprovar a efetividade do uso deste acessório que tanto nos poupou da infecção pelo vírus da Covid-19", afirmou o secretário.

Comunicar erro
02

Comentários

03