01_TVMill_A Nossa - TV

Adalgisa Bueno de Lara, de 107 é a primeira idosa vacinada em União da Vitória

A vacinação simbólica deu início a imunização dos idosos acima de 90 anos no município

Por Redação TV Mill em 11/02/2021 às 11:02:51

Começou nesta quinta-feira, 11, a vacinação dos idosos acima de 90 anos em União da Vitória. A primeira moradora a receber a vacina foi a senhora Adalgisa Bueno de Lara, que completou 107 anos no final de janeiro e é a moradora mais idosa do município.

Idosos acamados ou com dificuldades de locomoção já estão recebendo a partir de hoje a vacina em suas residências e os idosos que puderem se locomover devem ir até as unidades dos postos de saúde, para serem vacinados. No posto de saúde Josmar Babi, no centro, haverá uma tenda para a vacina em drive-thru para atender de maneira mais segura os idosos.

De acordo com o secretário da pasta, Fernando Ferencz, com o recadastramento feito, as doses recebidas para essa etapa, 280 no total, também já poderão imunizar alguns idosos abaixo de 90 anos. "Nessa atualização cadastral, a gente já percebeu que tiveram idosos que ou vieram a óbito ou se mudaram de cidade, então a gente teve uma baixa nesse número de idosos, então vamos conseguir contemplar uma parte dos idosos de 80 a 90 anos.", afirmou o secretário.

No posto em que a dona Adalgisa é cadastrada, no bairro Rocio, outros 17 idosos acima de 90 anos também vão receber a vacina e alguns idosos de 89 anos também serão imunizados, explicou a enfermeira Jane Becker, que foi quem aplicou a vacina na primeira moradora.

Emoção e esperança

A aplicação da vacina na dona Adalgisa, emocionou a bisneta Valéria Tusset Romko, que disse que a vacina é um símbolo de esperança" estamos emocionados de ver que a nossa vozinha que tem saúde, vai continuar com saúde", afirmou ela. Para a família a imunização da idosa é uma esperança de que em breve poderão voltar a visitar a bisavó com tranquilidade, seguindo os cuidados de distanciamento, mas sabendo que ela não vai adoecer pelo Covid-19, "agora e gente vai poder respirar um pouco mais aliviado com tudo isso", contou Valéria.

Comunicar erro
02

Comentários

03