01_TVMill_A Nossa - TV

São Mateus do Sul alinha parceria para projetos de Cidadania e Saúde com CEJUSC

Por Redação TV Mill em 03/03/2021 às 09:13:22

A prefeitura de São Mateus do Sul tem interesse de ampliar os trabalhos de cidadania. Disso o convite para o coordenador do CEJUSC, juiz Carlos Mattioli, se deslocar até o município, apresentar os projetos e programas e buscar meios legais de desenvolver ações em parceria. Na primeira destas iniciativas será trabalhado em conjunto eventos virtuais alusivos ao Dia da Mulher e contra práticas de violência.

Assuntos que interessam, também, ao deputado estadual Emerson Bacil que mora em São Mateus do Sul. Ao parlamentar o juiz, de forma breve, citou os 35 projetos que fazem parte do CEJUSC e que podem ser viabilizados para além da Comarca de União da Vitória, sobretudo desenvolvidos por meio de parcerias. Nos campos de Saúde e Educação a abrangência acaba se estendendo aos são-mateuenses.

Carlos Mattioli recebeu o convite por meio de ofício da secretária de Saúde, Marly Perrelli, no dia 22 de fevereiro e a reunião foi realizada na sexta-feira (26/02) com a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha. O agendamento e a conversa em si, realizadas pelo magistrado e equipe na sede da prefeitura, ocorreram antes das restrições deliberadas pelo Executivo Estadual em razão do agravamento da pandemia.

"A Psicóloga Marly é parceira antiga, criou projeto em conjunto com o nosso Judiciário, e atualmente com a assunção dela na Saúde vamos promover campanhas e medidas que serão executadas tanto em União da Vitória quanto em São Mateus do Sul simultaneamente", explica o juiz Carlos Mattioli, que citou para a secretária e a prefeita as possibilidades de desenvolver ações por meio de uma cooperação.

"Podemos desenvolver parceria nestes campos, com certeza, contribuindo também com São Mateus do Sul. Muitos universitários do município estudam em União da Vitória, sem contar os trabalhos na Educação e na Saúde que são de abrangência regional", observa o magistrado. Obviamente, segundo ele, em iniciativas que não afetam na jurisdição específica de Justiça da Comarca local.

O juiz lamenta o avanço da Covid-19 e ressalta que a agenda foi cumprida em respeito ao deputado, prefeita e secretária, por já estar agendado. "Nos entristece porque o atendimento de várias demandas judiciárias pioram com o agravamento da crise, contudo até por isso devemos continuar trabalhando com dedicação, não sem olvidar claro de todos os protocolos de segurança e prevenção", acrescenta. A partir deste alinhamento as equipes da prefeitura e CEJUSC vão desenvolver atividades em conjunto.

Quanto ao deputado Carlos Mattioli ressalta que muitas das ações podem ser alavancadas quando de parcerias que demandem conhecimento e respaldo político. O deputado Emerson Bacil é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (CCTIES), e o magistrado entende que pode colaborar com iniciativas importantes. "Ficamos felizes por estas agendas e pelas práticas de diversas ações em conjunto que serão executadas, focados em projetos de saúde e cidadania", completa.

Comunicar erro
02

Comentários

03